3-6 | Editorial |
7-24 | 1. Um panorama das pequisas sobre avaliação assistida no Brasil |
Sônia Regina Fiorim Enumo*, Érika da Silva Ferrão*, Alessandra Brunoro Motta*, Elissa Orlandi Moraes*, Maria Beatriz Martins Linhares** | |
*Centro de Ciências Humanas e Naturais, Universidade, **Vitória, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, SP, Brasil; |
25-38 | 2. O que é aprender? Concepções de Aprendizagem do Final da Escolaridade Obrigatória ao Ensino Superior |
Maria Luísa Fonseca Grácio | |
Departamento de Psicologia da Universidade de Évora |
39-50 | 3. Adaptações psicológicas à gravidez e maternidade |
Paula Saraiva Carvalho*, Manuel Loureiro*, Mário Rodrigues Simões** | |
*Departamento de Psicologia e Educação. Universidade da Beira Interior, **Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Universidade de Coimbra |
51-64 | 4. Os métodos de estudo dos alunos e as dimensões de auto-conceito: Análise da sua relação em adolescentes |
Leandro S. Almeida*, M. Adelina Guisande**, Helena Bilimória***, Fátima Simões**** | |
*Universidade do Minho, **Universidade de Santiago de Compostela. Financiada pelo Ministerio de Educación y Ciencia (España), ***Universidade de Santiago de Compostela. Bolseira de Doutoramento, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, ****Universidade da Beira Interior |
65-80 | 5. Modelo Multinível do Desempenho Escolar de Alunos Socialmente Desfavorecidos em Escolas Públicas/Privadas — Aplicação aos Dados Portugueses do PISA2000 |
Vera Marisa Dias*, Vera Mónica Navio*, Maria Eugénia Ferrão** | |
*Laboratório de Estatística Aplicada e Computacional do Departamento de Matemática da Universidade da Beira Interior, **Departamento de Matemática da Universidade da Beira Interior |
81-92 | 6. Avaliação da integração académica no ensino superior: Estudo com estudantes de engenharia |
Acácia Aparecida A. Santos*, Adriana Cristina Boulhoça Suehiro*, Évelin Zago Oliveira*, Simone Miguez Cunha**, Denise Madruga Carrilho** | |
*Instituto de Psicologia, Universidade de São Francisco, *Instituto Militar de Engenharia (IME). |
93-102 | 7. Avaliação do autoconceito, atribuições causais, abordagens de aprendizagem e hábitos de estudos diante do fenómeno da reprovação escolar no ensino fundamental e médio de estudantes do Brasil (Rondônia) |
Suely Mascarenhas | |
Coordenação pedagógica rede pública de ensino, Porto Velho - Rondônia-Brasil. |
103-110 | 8. Variáveis cognitivas no âmbito do Projecto 3EM: Contributos para a precisão e validade da BPRD |
Fátima Simões*, Manuel Loureiro*, Maria Eugénia Ferrão** Adriano Tavares***, José Teles*** | |
*Departamento de Psicologia e Educação - UBI, **Departamento de Matemática - UBI, ***Alunos da Licenciatura em Psicologia - UBI |
111-126 | 9. Actitudes hacia la inmigración de alumnos de Magisterio de la Universidad de Évora |
Benito León del Barco, Antonio Ricardo Mira, Teresa Gómez Carroza | |
Dpto. de Psicología y Sociología de la Educación, Facultad de Formación del Profesorado. Universidad de Extremadura y Dpto. de Pedagogía e Educaçao, Universidade de Évora |
127-134 | 10. Impacto das metas académicas no rendimento escolar: estudos com alunos do 5º ao 9º anos de escolaridade |
Lúcia Miranda, Leandro Almeida | |
Universidade do Minho |